Âmbula

Aqui está mais um artigo litúrgico que poucas pessoas conhecem de verdade. Isso porque, como alguns outros objetos, este também sofreu variações de nome ao longo dos anos.

A âmbula, que tratamos aqui hoje, já fora chamada de cibório ou píxide. Qual o certo? Todos! Como disse, essas variações são referentes à época apenas, ou seja, no tempo de nossos avós por exemplo, era mais comum referir-se as âmbulas por cibório!

A âmbula, ou cibório, ou píxide, é uma espécie de vaso com tampa que é utilizado para guardar as Hóstias sagradas durante a celebração e distribuição na Santa Missa e, guardar as Reservas Eucarísticas no Sacrário.

Mais comumente, encontramos âmbulas de formato arredondado, com uma espécie de pé, se assemelhando bastante com um cálice e com uma tampa, com uma cruz nâmbula ou cibórioo centro; o material usado, normalmente é metal e sua cor é dourada ou prateada. Mas isso
não é um padrão, e ao longo dos anos, já foram usados diversos modelos, cores e materiais p
ara se fazer a âmbula.

Onde Comprar Âmbula?

Na Loja Virtual Mundo dos Católicos, que inaugurou esse ano (2016) você encontra diversos modelos de artigos religiosos. Infelizmente ainda não têm a âmbula, mas eu conversei pessoalmente com o dono da loja e ele me disse que em breve teremos novidades nesse setor! Lá, você encontrar os mais diversos artigos com os melhores custos x benefícios do mercado!

Cuidados com a Âmbula

Um cuidado que deve-se tomar é não confundir a âmbula com o cálice, normalmente, os dois fazem um par, a âmbula para as hóstias e o cálice para o vinho sagrado. Ambos podem e devem ser usados no momento da comunhão e consagração do corpo e sangue de Cristo. O que os diferem, é justamente a tampa com a cruz que a âmbula possui.

cálice e âmbula

âmbula e cálice

Outro ponto que deve ser levado com cuidado ao observar este objeto, é quando as Hóstias, dentro da âmbula estão consagradas ou não, as chamadas Reservas Eucarísticas, que devem ser mantidas no sacrário. Caso positivo, deve-se então usar o conopeu. Uma espécie de capinha que é colocado sobre a tampa da âmbula, como se fosse um véu! Como a imagem abaixo!

conopeu e âmbula

âmbula com o conopeu

Abaixo, um breve vídeo, de como deve ser feita a transladação Eucarística

Fiquem com Deus e até nosso próximo post!