Genuflexório

Na língua portuguesa, comumente nos deparamos com palavras que simplesmente parecem terem sido inventadas, são palavras tão rebuscadas e complicadas que é difícil de acreditar que ela tem alguma origem.

Genuflexório é uma dessas palavras. A primeira vista, parece apenas um “palavrão” de nossa língua que não deve ter nenhum significado real. No entanto, se formos analisar as raízes dessa palavra, verificamos que sim, apesar de soar como nome de remédio, Genuflexório é um artigo religioso e tem toda uma lógica!

Vamos por partes…

Você sabe o que é um Genuflexório?

Trata-se de uma mobília, geralmente feita em madeira, com uma pequena prateleira para livros e uma parte destinada para se ajoelhar, que tanto pode ser acolchoada ou não. Há um suporte no topo para descansar os braços e também uma inclinação ou borda para apoiar um livro.

Pode ser fixo ou não e, geralmente é instalado na parte de trás dos bancos das Igrejas, para que os fiéis, em ato de misericórdia, possam fazer suas preces e orações.

genuflexorio

Mas por que esse nome tão complicado?

Apesar de aparentemente não ter nenhuma relação, se dividirmos e buscarmos a etimologia da palavra, podemos entender melhor. “Genu” é o equivalente em francês para “joelho”, que por sua vez, vem do latim “genuculu”; já a palavra flexório, é bastante óbvia.

Assim, resumindo, genuflexório é um local onde se flexionam o joelho para orações.

Genuflexório: Um Cantinho de Orações.

Quando adentramos em uma Igreja, e percebemos aquele tablado, propício para ficar ajoelhado, de cara identificamos aquele local, como um canto dedicado a orações e momentos de intimidade para Deus.

Desde modo, não é incomum, encontramos modelos de genuflexório feitos para termos em nossas casas, de modo a montarmos o nosso cantinho de orações. Existem modelos bastante sofisticados e desenhados, que podem ser encontrado nas principais lojas do ramo ou então, se você for adepto do faça vocês mesmo, eu deixo aqui um link de como fazer um genuflexório em casa!

De qualquer maneira, independente de você ter um genuflexório ou um oratório dentro de sua casa ou na capela mais próxima a você, o fundamento é você ter o seu cantinho de orações interno.

Aquele que carregamos conosco, em nosso ser, onde sabemos que ao independente de ajoelhar ou não, nossas preces são feitas de maneiras sinceras e honestas.

Onde Comprar um Genuflexório?

Muita gente tem me perguntado em qual lugar se acha um genuflexório para comprar. Conheci uma pessoa na Feira ExpoCatólica que desenvolveu uma loja virtual com alguns conceitos novos. Vale a pena visitar: www.mundodoscatólicos.com.br. Essa loja inaugurou este ano (2016) e já está comercializando Genuflexórios!

Vale a pena conferir, basta acessar o link CLICANDO AQUI!