Oratório

Continuando a explicar alguns dos principais artigos religiosos, neste tópico, irei falar um pouco sobre um artigo que era muito comum na casa de nossos avós e, após um bom tempo sumido, está retornando em muitas casas de famílias católicas. Estou falando do Oratório, uma mini capela, normalmente feita em madeira, destinada a abrigar imagens de santos, de maneira a formar um canto destinado à orações dentro de nossa residência.

 

Oratório: a História

O termo Oratório vem desde a Idade Média, onde nas moradias dos Reis e dos nobres, havia um local destinado exclusivamente às orações, um cômodo que era feito de capela e, abrigava as imagens dos santos que essas pessoas possuíam.

OratórioCom o passar dos tempos, de maneira a copiar os padres itinerantes, que levavam em suas carruagens uma espécie de armário onde eles guardavam as imagens e demais artigos religiosos para as missões, as pessoas começaram a mudar e, ao invés de utilizar um cômodo inteiro para se fazer um oratório, usavam pequenos armários e instalavam em seus quartos.

No início, eram utilizados armários onde cabia diversas imagens e artigos dos mais variados. Porém, o tamanho dessa capela foi reduzindo de forma que todos os católicos podiam ter um oratório em suas casas, hoje, facilmente e, comumente, encontra-se oratórios para uma imagem apenas. Trata-se de um artesanato usualmente de madeira, com decoração cristã para abrigar as imagens de santos que temos em casa.

 

Oratório: Onde Comprar?

 

Gente, recentemente foi inaugurada a Loja Mundo dos Católicos. Andei fazendo algumas compras por lá. Achei a qualidade dos produtos excelente! Além disso, o preço é ótimo. Vi que eles estão vendendo Oratórios feitos manualmente. Será minha próxima aquisição!

ATUALIZAÇÃO: comprei este Oratório e não me arrependi. É um produto de qualidade e com um ótimo custo x benefício! Recomendo!

 

A Velha Nova Moda

Como disse, esses oratórios eram muito comuns na casa de nossos avós e com o tempo, ele foi caindo em desuso. Isso porque, muitos pararam de adquirir imagens de santos ou, simplesmente pararam de orar em suas casas, o que é uma informação muito triste de se dar, mas é uma verdade.Oratórios

Felizmente, isso mudou. Muito disso, devemos ao nosso Papa Francisco. Famílias voltaram a orar juntas em casa e os artigos religiosos estão de volta ao mercado. Em especial os
oratórios.

E, para lembrar os velhos tempos, as famílias buscam modelos que lembram aqueles que seus pais ou avós tinham. Por isso, os mais procurados são feitos em madeira e com pintura rústica. Sim… existem modelos feitos em MDF e com decoração mais contemporânea que são igualmente lindos.

 

Fazendo um Oratório

Agora, se você é daqueles que gosta de aderir à moda do faça você mesmo e gosta de aproveitar produtos recicláveis, veja este vídeo muito interessante!