Ostensório

Você sabe o que é um Ostensório? Se a sua resposta for NÃO, fique tranquilo. Muitos católicos também não sabem. Isso acontece, porque quando dentro da Igreja, dificilmente nos referimos a este objeto pelo seu nome mas sim pelo que ele representa e, mais importante, o que ele contém.

O Ostensório, é uma peça dourada usada para expor Jesus Cristo no altar ou durante as procissões. Nele, é depositado a Hóstia Consagrada – o Santíssimo Sacramento.

O Simbolismo do Ostensório

O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.

A palavra Ostensório tem sua origem no latim, do verbo ostendere, que significa expor, mostrar. Por isso, ele é usado apenas em ocasiões onde o Corpo de Cristo deva ser exposto para adoração pública.

Nas demais ocasiões, a Hóstia Consagrada deve ser mantida na Custódia e, esOstensóriota por sua vez, guardada no Sacrário – outros objetos litúrgico que irei comentar mais para a frente neste site. Já o Ostensório vazio, deve ser mantido na Sacristia.

Assim, o ostensório por si só, não representa nada além de um objeto. Ele apenas vale quando a Hóstia Santa, Jesus Vivo, está lá dentro.

Dada a sua importância, apenas duas pessoas são autorizadas a manusear artigo religioso, são eles: o sacerdote e o diácono.

 

Quando o Ostensório é Usado?

Como mencionei atrás, o ostensório apesar de praticamente todos já o termos visto, ele não é um objeto de uso frequente nas missas dominicais.

Ele é usado em duas ocasiões basicamente: quando existe alguma celebração popular, onde é feita algum tipo de adoração ao Santíssimo e a outra, mais comum é na festa de Corpus Christi, onde se faz a procissão de todo o povo pelas ruas da cidade com a Hóstia Consagrada dentro do Ostensório, adorando o Corpo de Cristo.

Ostensório Portugal

Ostensório da Catedral de Lisboa

 

Onde Comprar um Ostensório?

Infelizmente, não são todas as paróquias que possuem um ostensório isso porque, não é um objeto fácil de se encontrar e, principalmente, não é barato. Por isso, não é incomum, você ver a comunidade presenteado sua paróquia com esse objeto.

Ainda estou realizando um busca na internet sobre qual a melhor loja para se comprar um ostensório. Existem milhares de modelos, um mais lindo que outro, porém, por se tratar de uma joia, o preço também é bastante salgado.

Assim que eu encontrar o melhor custo benefício, eu irei divulgar aqui para vocês.

Caso você tenha se perguntado, o que as igrejas fazem quando não possuem um ostensório. É muito comum elas usarem a Custódia para essa exposição.

Por isso, frequentemente, as pessoas confundem os objetos e acabam chamando a custódia de ostensório.

Custódia

Exemplo de Custódia

Vídeo Sobre o Ostensório

Por hora, fiquem com esse vídeo, do Programa do Divino Pai Eterno, uma das matérias é sobre o Ostensório, vale a pena conferir.

Espero que tenham gostado e aprendido mais esta curiosidade. Fiquem bem e que Deus nos Ilumine hoje e sempre.