Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Como bom brasileiro e católico, não acredito que exista história mais bonita do que o da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Rainha do Brasil.

Apesar dela ser bastante conhecida, tenho certeza de que este site não teria a mesma relevância se eu não colocasse esse belíssimo relato aqui.

A História da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

A versão mais conhecida para essa história é datada do século XVIII, quando o Brasil ainda era divido em províncias.

Nessa época, durante a passagem do governante da Província de São Paulo, no Vale do Paraíba, foi ordenado que preparassem um farto almoço para o Conde. Porém, a vila estava passando por sérias dificuldades e escassez de alimento, principalmente por não ser temporada de pesca.

Mesmo assim, uma turma de pescadores se atiraram no rio Paraíba a fim de tentarem garantir o almoço do governado. Após horas de esforços lançando redes e estas, retornando todas vazias, quando estavam quase desistindo, um dos pescadores, após pedir aos céus por um milagre, retira do fundo do rio o corpo de uma imagem de Nossa Senhora negra.

Acreditando ser o milagre que pediu, lança sua rede novamente e dessa vez, traz a cabeça da Santa.

A partir desde momento, os pescadores começaram a pescar novamente e conseguiram juntar uma quantidade de peixes que mesmo nos melhores dias de pescas haviam conseguido antes.

A partir deste momento, começou a devoção pela imagem de Nossa Senhora Aparecida. Imagem que hoje se encontra na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, construída no mesmo Vale do Paraíba, onde hoje é a cidade de Aparecida.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

 

Onde Comprar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida?

Existem muitas lojas físicas e virtuais que comercializam imagens católicas. Eu recomendo a loja virtual Mundo dos CatólicosAs imagens são de qualidade e o preço é mais acessível que de outras lojas.

Sobre qual imagem de nossa senhora comprar… eu gosto bastante da imagem cujo manto é feito em tecido e a coroa também é um item a parte. Apesar de o valor ser maior, é realmente uma imagem muito bela.

Obviamente que se você preferir a imagem de resina, isso não altera em nada a nossa fé. É apenas uma questão de gosto. O importante é você sempre dedicar um tempo à Nossa Mãe querida com respeito e fé, sempre agradecendo de coração por tudo aquilo que ela nos proporciona e, claro, que ela continue olhando pelo Brasil e pelos Brasileiros. Especialmente nestes momentos difíceis que estamos passando.

Rainha do Brasil, Imagem

 

O Manto e a Coroa de Nossa Senhora Aparecida

Em sua segunda passagem pelo Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida, a princesa Isabel ofertou um Manto em homenagem a imagem.

Este manto é repleto de simbolismos, a começar pela cor azul, que representa o céu Brasileiro. Os ornamentos dourados, são para que nunca esqueçamos que além de mãe, ela é Rainha. Além disso, existem duas bandeiras: a Bandeira Nacional e a Bandeira do Vaticano.

Essas bandeiras são para mostrar que Ela é a Padroeira do Brasil e a do Vaticano, é para mostrar que Ela é a Mãe de toda a Igreja. O fato destas bandeiras aparecerem unidas, simboliza o Brasil como país católico, sob a proteção da Nossa Mãe, a Virgem Maria.

A coroa, também ofertada pela princesa Isabel, nos lembra o quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra.

Coroa de Nossa Senhora

Por que Nossa Senhora da Conceição Aparecida?

A imagem resgatadas pelos pescadores, foi a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Isso é fácil de identificar graças aos símbolos sob os pés de Maria, que são a Meia Lua, a Serpente e a Nuvem com o Anjinho.

Embora a imagem seja um tanto diferente das tradicionais imagens, isso tem uma explicação. Ela foi feita no estilo Barroco, estilo que preza em fazer imagens em terracota e com certa simplicidade.

O fato de a imagem ser negra, é devido ao tempo que ela ficou sob as águas e o material de qual ela é feita.

Por isso, quando nos referimos a Nossa Senhora Aparecida, estamos falando de Nossa Senhora da Conceição.

Esses fatos, apesar de explicarem o aparecimento da imagem, não explicam o milagre da multiplicação dos peixes e nem diminui a importância do resgate da imagem e, muito menos de Nossa Senhora Aparecida. Ela sempre será a Mãe e Padroeira de Nosso Brasil.

Por fim, gostaria que vocês assistissem o vídeo abaixo. Ele foi extraído da novela “A Padroeira” da Rede Globo de Televisão. É uma encenação muito bem produzida. Vale a pena ver de novo! (Me desculpem o trocadilho. rsrs…)