Oração de São Francisco

Continuando com as orações que pretendo divulgar neste site, quero apresentar as Orações de São Francisco. Coloco sim no plural, pois vou deixar com vocês duas das mais famosas orações deste santo, a mais conhecida, a Oração de Paz e, uma oração para os animais, visto que São Francisco é conhecido como o Santo protetor dos animais.

Antes, como é de costume neste site, quero deixar um breve relato sobre a história de Francisco de Assis, este que é considerado por muitos como sendo o santo mais próximo daquilo que foi Jesus Cristo, isso por conta de sua vida toda voltada aos pobres e à caridade além, de levar uma vida de completa pobreza e meditação. Essas atitudes ainda em vida, foram tão impactantes que a Igreja não teve outra opção senão canoniza-lo apenas dois anos após sua morte.

Nascido na Itália e originalmente batizado como Giovanni teve seu nome alterado para Francesco, por conta da terra natal de sua mãe que era francesa além, de negócios bem-sucedidos que seu pai mantinha na França, uma vez que “francesco” significa “francês” em italiano. Assim, teve uma juventude com muita riqueza e, aproveitou muito disso em festas e aventuras.

No entanto, sempre apresentando uma índole muito boa, Francisco tivera seguidos sonhos e visões que o levaram a abandonar tudo e viver à risca o Evangelho, imitando Cristo. Depois de sua conversão, Francisco viveu tão intensamente em favor de sua causa e amou tão fortemente à Criação e chamando a todos de irmão, que sua posição como
um dos grandes santos católicos se consolidou enquanto ainda era vivo. E é por esse apreço à criação e a natureza, que São Francisco é conhecido como o patrono dos animais e do meio ambiente.

Depois de conhecer um pouco mais sobre esse poderoso Santo Cristão, conheçam as orações mais famosas atribuídas a ele.

 

Oração de São Francisco (Oração de Paz)Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;

Compreender, que ser compreendido;

Amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado,

E é morrendo que se vive

Para a Vida Eterna.

 

Oração de São Francisco II (Oração por um animal doente)

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. Meu Amado São Chiquinho, coloque suas mãos sobre este Anjo (nome do animal) que precisa de ti! Sabedora do seu Amor atendei ao nosso pedido. São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

 

Existe também, uma benção muito famosa, atribuída a São Francisco. Essa benção é bastante conhecida e difundida por nossos avós e mães, que costumam dar a “benção” a seus filhos netos.

Benção de São Francisco

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor te mostre sua face e tenha misericórdia de ti. O Senhor volva para ti seu rosto e te dê a Paz.

O Senhor te abençoe!

 

Fiquem todos com Deus e que São Francisco nos Abençoe.